sábado, 30 de janeiro de 2010

A 4ª e 5º velocidade


Já com perto de 700 kms feitos (falta pouco para a revisão dos 1000 km), tenho reparado que na 4ª velocidade a 8000/8500 rpm, a mota "pede" a 5ª, Depois de engrenada a 5ª velocidade, basta apanhar um ligeira subida (3%), a mota começa a perder a rotação do motor e tenho que reduzir. Isto deve-se ao facto do carreto da 5ª velocidade ter uma relação de 0,98. Com isto, e depois de ter trocado impressões com um mecanico de motas (profissional) de enduro, cheguei à conclusão da necessidade de "esticar" a 4ª e a 5ª velocidade durante os primeiros 2000 kms. Desde que o comecei a fazer, começo a notar, que aos poucos a mesma velocidade em determinada mudança vai "acamando" (baixando) um pouco a rotação. É normal até o motor e caixa de velocidade estabilizarem a nível curso de pistão e jogo de carretos.


Boas voltas, o tempo já começa a melhorar.

E o que interessa não é chegar depressa, mas sim regressar.

7 comentários:

  1. tambem tenho uma igual, o modeli de 2010, mas sem os acessorios. estou a pensar em comprar o enconsto para o pendura e as luzes, porque, como vi na 1º fotografia, fica muito bem na frente da mota.

    :) bom gosto

    ah... temos que marcar umas concentrações entre keeway's superlight de Portugal, e talvez Espanha, porque eu moro perto da fronteira com Esoanha (Galiza) norte de espanha e iguamente norte de portugal, e os espanhois gostam, adoram, este tipo de concentrações, e têm muitas motas como as nossas :)

    abraço

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  2. Sim, podia ser uma boa ideia... apesar de que já tive um problema com a minha =/
    Com 350km, defeito de fabrico, estava a babar-me oleo do visor no motor... enfim.. já foi para a oficina, agora resta esperar..

    Abraço,
    Tiago Matias

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  3. Boa tarde

    Sou mais um que aderiu a esta mota, a minha tenho desde Setembro e estou contente acabou de fazer os 4000 Km e não deu problema nenhum.

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  4. Podem me dizer por favor como coloco os farois extra a frente? Muito Obrigado.
    Lucas Junior

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  5. Não faço a mínima ideia Lucas...
    Comprei a minha em Agosto do ano passado, e só comecei andar nela em Janeiro, mas confesso só à 2 ou3 meses é que comecei a andar com ela a sério. Percurso Estoril Lisboa. E sempre pela A5. Na auto-estrada andar a 100km de vez em quando... Aquele visor... hmm tenho que experimentar como o Mendes fez retirá-lo. Deve fazer menos resistência. Mas que é uma mota segura lá isso é.
    Muito económica, com um depósito faço 440km que me dá uma média de 3.4Lt aos 100. Mas penso que tenho que mudar as velas, pois as de origem não são lá muito boas, o qual nota-se quando tento ligar a mota, só à 6 ou 7ª é que liga. Depois de mudar as velas deixo aqui um post e explicar a diferença.

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  6. Ricardo Mateus

    Olá pessoal. Estou a pensar comprar uma KSL 125 e gostava de saber o custo das revisões, pois falaram-me em 70 euros e achei uma anormalidade,mas sei pouco sobre o assunto, se puderem ajudar...........................

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  7. Estou um pouco preocupado com os custos que a KSL 125 pode-me dar...gostava de saber da vossa experiência de custos (Mantutenções e Combustível). Se me poderem dar o nome de um stand em Lisboa seria positivo. Um Abraço

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